Siglas Autismo e Outros Transtornos do Desenvolvimento

Siglas Autismo e Outros Transtornos do Desenvolvimento

Se você é pai, mãe, educador ou profissional da saúde, já deve ter se deparado com um verdadeiro “alfabeto” de siglas quando se trata de transtornos do desenvolvimento infantil. Compreender essas siglas vai te trazer mais conhecimento sobre a linguagem utilizada pelos profissionais. Vamos explorar as siglas mais comuns relacionadas ao autismo e outros transtornos.

Siglas Autismo

TEA – Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. O termo “espectro” indica que há uma ampla variedade de manifestações e níveis de gravidade. Pessoas com TEA podem apresentar desde dificuldades leves até severas nas áreas mencionadas.

TGD – Transtorno Global do Desenvolvimento

O TEA engloba o Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), que anteriormente incluía várias condições distintas, como o autismo clássico, a síndrome de Asperger – que são termos não mais utilizados.

Estas condições são agora consideradas como parte do espectro autista, reconhecendo-se que representam diferentes graus e formas de manifestação do mesmo transtorno subjacente.

A unificação desses diagnósticos sob o guarda-chuva do TEA ajuda a destacar a natureza contínua e variada do transtorno, facilitando uma abordagem mais flexível e individualizada no tratamento e suporte.

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Outros Transtornos do Desenvolvimento

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

O TDAH é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no desenvolvimento. As crianças com TDAH podem ter dificuldade em prestar atenção, seguir instruções e completar tarefas.

TOD – Transtorno Opositivo Desafiador

Crianças com TOD apresentam um padrão de comportamento negativista e desafiador em relação a figuras de autoridade. Elas podem ter frequentes acessos de raiva, argumentar com adultos e desafiar ativamente as regras.

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Siglas Avaliação e Diagnóstico

DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição

O DSM-5 é um manual, a principal ferramenta usada por profissionais de saúde mental para diagnosticar transtornos. Ele fornece critérios específicos para cada transtorno, ajudando a garantir diagnósticos precisos e consistentes.

ADI – Entrevista de Diagnóstico para o Autismo (Autism Diagnostic Interview)

Trata-se de uma entrevista diagnóstica estruturada que foi desenvolvida para ajudar a identificar o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Siglas Intervenções e Terapias

ABA – Análise do Comportamento Aplicada

ABA é uma abordagem baseada em evidências para entender e modificar comportamentos. Ela é amplamente usada no tratamento de crianças com TEA, focando em melhorar habilidades específicas e reduzir comportamentos problemáticos.

IS – Integração Sensorial

Capacidade de receber e processar os estímulos sensoriais aos quais se está constantemente exposto. Pessoas com TEA podem ter algumas dificuldades neste aspecto já que as sensações ligadas aos sentidos (visão, paladar, audição, tato, olfato, propriocepção e vestibular) podem ser mais ou menos intensas. Por isso, intervenções adequadas devem ser feitas para que as consequências da disfunção sensorial sejam mínimas.

TEACCH – Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação

O TEACCH é um programa estruturado de intervenção que utiliza abordagens visuais para ajudar crianças com TEA a entender e interagir com seu ambiente. Ele promove a independência e a adaptação ao ambiente social e escolar.

PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras

PECS é um método de comunicação alternativo para crianças com TEA que têm dificuldades com a fala. Ele utiliza figuras para ajudar as crianças a comunicar suas necessidades e desejos.

TO – Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional ajuda crianças a desenvolver habilidades necessárias para as atividades diárias. No contexto do TEA e outros transtornos do desenvolvimento, a TO pode focar em habilidades motoras finas, integração sensorial e habilidades sociais.

AT – Acompanhante Terapêutico

É o profissional que oferece suporte psicossocial a indivíduos com fragilidades emocionais, comportamentais ou sociais, auxiliando-os em suas atividades diárias e promovendo a reintegração social. Atua fora do ambiente clínico, muitas vezes em espaços públicos, para ajudar o paciente a desenvolver autonomia e melhorar sua qualidade de vida.

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Outras Siglas Importantes

DI – Deficiência Intelectual

É uma condição caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, afetando habilidades cotidianas e sociais.

TPS – Transtorno do Processamento Sensorial

TPS é uma condição onde o cérebro tem dificuldade em receber e responder a informações que vêm através dos sentidos. Crianças com TPS podem ser hipersensíveis ou hipossensíveis a estímulos sensoriais.

Informação ajuda muito

Compreender essas siglas é um passo importante para navegar pelo complexo mundo dos transtornos do desenvolvimento infantil. Cada sigla representa uma peça do quebra-cabeça que ajuda a identificar, diagnosticar e tratar as necessidades únicas de cada criança.

Pais, educadores e profissionais da saúde devem trabalhar juntos para criar um ambiente que suporte o desenvolvimento e bem-estar das crianças. Conhecer essas siglas e seus significados é fundamental para garantir que as crianças recebam a atenção e os cuidados adequados.

Com a informação certa, podemos fazer a diferença na vida das crianças e ajudá-las a alcançar seu pleno potencial. Se você tiver dúvidas ou precisar de suporte, não hesite em procurar um profissional especializado.

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Beatriz Bell – Terapeuta Ocupacional © Todos os Direitos Reservados 2023.

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